Sport Blog - Futebol SLB

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

sábado, 27 de setembro de 2008

Derby da 2ª circular começa com o Sporting em vantagem

Trazendo no bolso a primeira vitória da época em jogos oficiais, o Benfica vai ter este sábado, frente ao Sporting (20h45 no Estádio da Luz) um teste genuíno à evolução da equipa, após as oscilações das primeiras jornadas. Quique Flores garante que o este Benfica nada tem a ver com o conjunto que há dois meses perdeu com o mesmo adversário no Algarve, numa altura em que o técnico espanhol ainda estava a conhecer jogadores.

As ausências de Luisão (suspenso) e Suazo (lesionado) dominaram as preocupações dos adeptos, durante a semana. Os problemas físicos de Miguel Vítor, durante a semana, encurtaram as opções de Quique para a defesa, com o provável regresso de Katsouranis ao eixo como consequência mais provável. O grego deverá ter a companhia de Sidnei, com Léo a regressar ao flanco esquerdo, apesar da boa estreia de Jorge Ribeiro frente ao Paços.

Do meio-campo para a frente, se a baixa de Suazo limita as opções na área, a recuperação de Aimar deixa um problema de abundância para Quique resolver. O argentino está talhado, em teoria, para ser a grande referência ofensiva da equipa, mas a sua entrada no onze implica o provável sacrifício de Nuno Gomes, que por sistema tem dado qualidade às movimentações de ataque.

As soluções para os flancos são variadas e Balboa até ficou fora dos convocados mas, com uma estrutura defensiva ainda frágil (seis golos sofridos em dois jogos), o Benfica vai ter de gerir o difícil equilíbrio entre a obrigação de atacar e assumir a iniciativa, sem deixar a dupla Carlos Martins-Yebda demasiado desamparada face ao compacto meio-campo do Sporting. É por aí que passam as esperanças encarnadas de voltar a vencer o rival na Luz, três anos do célebre golo de Luisão, em 2005.


Do lado do Sporting, a liderança, os quatro pontos de avanço e, principalmente, a consistência adquirida pela continuidade no grupo e nos métodos de Paulo Bento ajudam a retirar pressão a este derby. Mas não se pense que o "leão" vai à Luz sem problemas: a ausência de Izmailov, agravada pela baixa de Vukcevic, retira largura às soluções de ataque e obriga o técnico a adaptar o losango, com a provável entrada de Miguel Veloso.

Aliás, o "caso" protagonizado pelo montenegrino desde o final da época passada, com novo episódio logo após o jogo com o Belenenses, tem sido a principal sombra a "pairar" num início de temporada que tem cumprido as expectativas de crescimento, mesmo com a prolongada baixa de Liedson.

O regresso do "levezinho", que costuma dar-se bem com os ares da Luz, pode bem ser a dose extra de moral para os "leões", mesmo que o melhor goleador leonino das últimas cinco épocas ainda não esteja pronto para jogar de início. Já Derlei, pelas suas características de combate, é firme candidato a uma vaga no onze, apesar do bom momento de Postiga.

Parecendo pacífico que a estabilidade defensiva não vai sofrer muito com a baixa de Caneira, o sucesso leonino passará acima de tudo pela capacidade do seu meio-campo controlar e gerir os ritmos de jogo, anulando a superior capacidade de aceleração do Benfica. A ser assim, Paulo Bento poderá somar o quarto jogo sem derrota na Luz, com a equipa a reforçar a confiança antes do clássico da próxima semana com o F.C. Porto.


Equipas prováveis:

Benfica: Quim; Maxi Pereira, Katsouranis, Sidnei e Léo; Ruben Amorim, Yebda, Carlos Martins e Reyes; Aimar e Cardozo.

Outros convocados: Moreira, Jorge Ribeiro, Miguel Vítor, Bynia, Di María, Makukula e Nuno Gomes.


Sporting: Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, Moutinho, Rochemback e Romagnoli; Derlei e Yannick Djaló.

Outros convocados: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva, Ronny, Adrien Silva, Bruno Pereirinha, Rodrigo Tiuí, Hélder Postiga e Liedson.


Por Nuno Madureira, jornalista "Mais Futebol"