Sport Blog - Futebol SLB

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

domingo, 27 de abril de 2008

Liga BWin: Benfica vence Belenenses e continua a acreditar no 2º lugar

O Benfica regressou na noite passada às vitórias, depois de ter derrotado o Belenenses, no Estádio da Luz, por 2-0, em jogo a contar para a 28ª Jornada da Liga BWin.

Com este resultado, os "encarnados" ainda têm esperanças de conseguir o 2º lugar, o tal que dá acesso directo à Liga dos Campeões. Já os "azuis" do Restelo , apesar de continuarem em 4º, complicaram a sua situação, porque ainda podem vir a sofrer a penalização de 6 pontos, devido ao "Caso Mayong".

Por causa das ausências de Petit (lesionado), Binya e Maxi Pereira (castigados), Fernando Chalana teve que fazer grandes alterações na equipa. Colocou Cardozo na frente de ataque (que já não jogava desde o célebre encontro com a Académica), Edcarlos no centro da defesa com Luisão, Katsouranis no miolo e Nuno Assis na ala.

Como em equipa que ganha não se mexe, Jorge Jesus apenas fez uma alteração no seu Belenenses, tirando Roncatto e colocando no seu lugar Gavilan (ou Gabriel Gomez, como lhe chamam no Restelo).
Apesar das alterações em termos de jogadores não terem sido muitas, a atitude dos "azuis" foi completramente diferente daquela que tiveram contra o V. Setúbal. Estiveram apáticos, sem velocidade e a cometerem erros sucessivos.


Crónica do Jogo:

Os primeiros 15 minutos do encontro foram completamente dominados pelo Belenenses, que desta forma tentou surpreender o Benfica. Mas os constantes passes errados fizeram com que os homens do Restelo perdessem várias oportunidades para marcar.

Após este primeiro susto, o Benfica acordou e os "azuis" passaram a jogar em contra-ataque, continuando a ser a melhor equipa no terreno e, novamente, falhando muito na finalização.

Os "encarnados" lá conseguiam a espaços chegar à baliza de Julio César, quase sempre pela direita, onde Nélson e Nuno Assis ganhavam os duelos com os seus adversários. Apesar de ter bastantes dificuldades para romper a barreira defensiva do Belenenses, o Benfica consegue chegar ao golo, aos 41 minutos, com um "tiro" de Luisão.

Depois de um canto marcado à maneira curta, Rui Costa cruza para a grande àrea, Hugo Alcântara desvia para trás, onde aparece o "gigante brasileiro" a rematar forte para o fundo das redes do desamparado guardião belenense.

Até ao fim da primeira parte a equipa do Restelo tenta reagir e consegue, novamente, criar algum domínio sobre o Benfica, podendo até ir para o intervalo com um empate, não fosse Rafael Bastos ter falhado o remate quando só tinha Quim pela frente.


A segunda metade começa como tinha acabado a primeira, ou seja, com o Beleneses a ter o controlo da partida. Os homens do Restelo iam subindo de produção e podiam ter culminado esse melhor periodo com um golo. Aos 54 minutos Rafael Bastos escapa a toda a defesa "encarnada" e remata ao poste da baliza de Quim, a bola resalta novamente para o jogador "azul" que volta a enviar a bola ao ferro. Momento de infelicidade do "Belém", que pode ter marcado o desfecho do encontro.

A partir daqui o jogo melhorou, tornou-se mais claro e objectivo, os jogadores entregaram-se mais, e aplicaram-se para conseguirem chegar ao golo. Quem teve direito ao "prémio" foi o Benfica que ampliou a vantagem aos 64 minutos, através de um livre excepcionalmente cobrado por Óscar Cardozo. O paraguaio, que já tinha ameaçado na primeira parte, fez a bola sobrevoar a barreira do Belenenses e anichar-se no fundo da baliza do desamparado Júlio César.

Como a equipa azul reagia mal, os jogadores "encarnados" resolveram iniciar uma "cavalgada" em direcção a baliza do Restelo, e poderiam ter sido surpreendidos por umas duas ou três vezes, mas realmente, a noite estava a ser madrasta para o Belenenses, que falhou todas as oportunidades que teve para facturar.

Se a missão já estva a ser muito difícil, ficou impossível aos 77 minutos, por causa de uma atitude infantil de Hugo Alcântara (um dos responsáveis pelo primeiro golo e um dos piores em campo). O defesa do Restelo começou a discutir com Katsouranis, depois de este ter sofrido uma falta de Rúben Amorim. O desaguisado acabou com um estalo dado pelo jogador "azul" no médio grego. O árbitro viu e obviamente mostrou-lhe o vermelho directo.

Com 10 jogadores o Belenenses não conseguiu fazer mais nada e os últimos minutos foram penosos para os espectadores, pois o Benfica também já descansava, porque para a semana volta-se a disputar mais uma "batalha" na luta pela Liga dos Campeões.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: A Bola